Andar na ponta dos pés é sinal de problema?
Esta é uma dúvida bastante comum. Muitas crianças, quando começam a caminhar, andam na ponta dos pés. Se elas não têm nenhuma doença, chamamos isso de Marcha em Equino Idiopática.
É difícil calcular qual a porcentagem de crianças que começam a andar assim, mas sabemos que é algo relativamente comum e na maioria das vezes benigno.
No entanto, para o médico poder dizer com certeza que não há nenhuma doença relacionada, é preciso fazer um exame detalhado. É preciso primeiro excluir a causa mais comum de marcha na ponta dos pés: a paralisia cerebral, que pode ser tão leve a ponto de só comprometer os pés.
Outras doenças a serem excluídas são o encurtamento de tendões e a doença de Kohler, que faz a criança andar na borda do pé.
Se a criança realmente não tiver nenhuma alteração, aí, sim, podemos considerar como Marcha em Equino Idiopática. O lado bom é que ela geralmente melhora sozinha até os cinco anos de idade, mas sempre recomendamos certos alongamentos e exercícios, e às vezes até mesmo fisioterapia, para ajudar a evolução da marcha da criança.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!
Dr. Gonçalves David Nordon
CRM 149764
TEOT 15305