Pronação dolorosa
O que é?
Pronação dolorosa é o termo utilizado para se referir ao deslocamento parcial de uma parte do osso do cotovelo.
O que causa?
A criança apresenta uma frouxidão ligamentar, que é mais acentuada entre os dois e quatro anos de idade. Com isso, dependendo da forma que a força é exercida, a cabeça do rádio, parte do osso do antebraço que se articula com o úmero, o osso do braço, sai do lugar.
A principal forma de isto ocorrer é quando a criança é puxada pelo punho, com a palma virada para baixo. Isso geralmente ocorre quando a pegamos para evitar que caia, quando se segura em cercas ou corrimãos, ou quando a puxamos subitamente.
Com o osso fora do lugar, a criança sente dor e não consegue mover o cotovelo.
Como diagnosticar?
Seguindo uma história clássica, não é necessário qualquer exame de imagem para diagnosticar o problema. O ortopedista realiza um exame clínico, excluindo outros tipos de fraturas e luxações, e diagnostica a pronação dolorosa.
Na dúvida, ele pode solicitar uma radiografia, antes de fazer a manobra de redução, que coloca o osso de volta no lugar. No entanto, na maioria das vezes, ela não é necessária e, no caso da pronação dolorosa, não mostra nenhuma alteração.
Como tratar?
O tratamento é realizado com a manobra de redução. O ortopedista coloca a cabeça do rádio de volta no lugar com movimentos delicados, seguros e indolores, e o cotovelo pode se mover livremente mais uma vez. Em poucos minutos, a criança não sente mais dor e age como se nada tivesse ocorrido.
Meu filho apresentará problemas com isso no futuro?
Não. Estudos mostram que a pronação dolorosa não provoca qualquer complicação para a criança, nem mesmo na vida adulta.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.
Dr. David Gonçalves Nordon
CRM-SP 149.764
TEOT 15.305