Pseudoartrose Congênita de Tíbia
O que é?
O nome é inadequado, por não se tratar de uma sequela de fratura (pseudoartrose); no entanto, não há ainda um nome melhor, sendo este o mais utilizado.
É uma doença na qual há alteração da qualidade do tecido ósseo da tíbia, que se torna frágil e de difícil consolidação após uma fratura.
Ocorre 1 a cada 28.000 nascidos vivos. Tem grande associação com neurofibromatose tipo I. Aproximadamente 95% apresentam fratura da perna antes dos 5 anos de idade.
O que a criança sente?
Na realidade, o que mais chama a atenção é a deformidade da perna da criança. Nós a chamamos de deformidade anterolateral, porque a perna faz uma curva, levando o tornozelo a apontar para dentro e para trás. No entanto, ela não sente dor e consegue caminhar sem muita dificuldade (de acordo com a gravidade da deformidade).
Como é diagnosticada?
Pode ser visto à ultrassonografia, durante a gestação, ou quando a criança nasce, pela deformidade. No entanto, em casos com pouca deformidade, às vezes só é diagnosticada quando o osso, já fragilizado, fratura. Nestas ocasiões, observamos que há uma diferença na qualidade óssea da tíbia.
Como é tratada?
Geralmente esperamos que a criança atinja a idade de cinco anos para podermos fazer cirurgias corretivas. Até lá, ortetizamos a perna, utilizando um equipamento como proteção, para evitar fraturas. Ocorrendo uma fratura, ou atingindo a idade, é a oportunidade para o tratamento definitivo, que consiste em retirar todo o osso de má qualidade e substituir por enxerto, pela fíbula retirada da outra perna, ou realizar alongamento ósseo com o fixador externo circular.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta: 5579-9090.
Dr. David Nordon
CRM 149.764
TEOT 15.305
Fernanda Santos
28/11/2023 @ 12:48
É possível uma psoudoartose se tornar congênita após o tratamento de osteossarcona na tíbia distal?
drdavidnordon
29/11/2023 @ 07:59
Neste caso, não será uma pseudoartrose congênita, mas uma pseudoartrose comum, que ocorre quando o osso não consolida. A congênita vem diretamente de um defeito congênito do osso.
Helenice
03/07/2024 @ 14:37
Minha filha tem peseuodoartrose congênita desde o nascimento agora aos 13 anos teve fratura por estresse a quase um ano e a fratura não consolidou totalmente e necessário cirurgia?
drdavidnordon
03/07/2024 @ 14:43
Olá, Helenice! Sim, é preciso. Nas pseudoartroses congênitas, o osso não consolida, e geralmente precisamos ressecar a parte de osso ruim e corrigir a fratura.
Helenice
17/07/2024 @ 15:27
E ela já pode fazer essa cirurgia mesmo com 13 anos e está no processado de crescimento ainda?