Sling causa problemas de quadril?
Primeiro: o que é a tão temida displasia do quadril?
É uma alteração do desenvolvimento do quadril da criança, na qual ele fica progressivamente mais deformado e fora do lugar.
Como acontece?
Ela ocorre por várias causas, mas, principalmente, pela posição em que o bebê fica no útero e em que fica quando já nascido. Algumas posições forçam o osso da coxa para fora do osso da bacia, sendo elas, principalmente: com as coxas e joelhos esticadas e próximas entre si. A clássica posição do “charutinho”, em que o recém-nascido é enrolado, é uma das principais causas de displasia.
E é aí que os “carregadores” de bebê, e até mesmo cadeirinhas de carro, entram. Se deixarem os quadris nesta posição provocante, especialmente logo após o nascimento, a doença pode se desenvolver em crianças nas quais a frouxidão ligamentar normalmente evoluiria para um quadril normal.
Diferenciando carregadores
Existem os cangurus que são considerados ergonômicos, ou seja, com a base alargada, de forma que o bumbum inteiro do bebê fique apoiado, como se estivesse sentado em uma cadeira; e os não ergonômicos, nos quais a base é mais estreita, e todo o apoio fica na virilha do bebê. Os ergonômicos são mais seguros e confortáveis para o bebê.
Slings são feitos de tecidos e são “amarrados” ao corpo para apoiar a criança.
Em ambos se pode colocar o bebê tanto virado para frente, quanto para trás. Isso depende da maturidade da criança e da capacidade de manter sua coluna em posição correta e a cabeça apoiada.
Algumas dicas de como carregar seu bebê:
As figuras que coloquei são do International Hip Dysplasia Institute e mostram as formas corretas de se carregar seu bebê: basicamente, na posição de sapinho ou cavalgada. As coxas precisam ficar abertas e fletidas, como se ele estivesse sentado. Com isso, os “cangurus” que apresentam uma base de apoio maior para as nádegas do bebê são melhores do que os de base menor. Cadeirinhas de carro que provoquem o afastamento das coxas funcionam do mesmo jeito.


Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!
Dr. David Gonçalves Nordon
CRM-SP 149.764
TEOT 15.305
27/02/2023 @ 11:45
Olá. Existe algum estudo, comprovação ou consenso sobre quanto tempo um bebê pode ficar num carregador ergonômico?
28/02/2023 @ 03:47
Wagner, não conheço nenhum estudo que fale sobre isso. Normalmente, mantemos o bebê no sling enquanto ele estiver confortável. Se bem colocado, é o mesmo que ficar no colo, então, a princípio, não deve causar problemas.