fbpx Skip to content

Rotina de Consultas

Como é a rotina de consultas?

Como você viu, os bebês acabam tomando banho apenas uma vez na semana. Isso porque fazemos consultas semanais, com alguns objetivos:

Primeiro, ajustar adequadamente o suspensório. Conforme o bebê cresce, precisamos ir soltando o suspensório, para que não fique apertado. É importante lembrar:

  • Um suspensório com os quadris muito abertos (tiras de trás) pode levar a uma osteonecrose da cabeça do fêmur.
  • Um suspensório com os quadris muito fletidos (tiras da frente), acima de 110 graus, pode levar a paralisia do nervo femoral, que compromete a capacidade do bebê de esticar o joelho.
  • Um suspensório com os quadris muito estendidos (menos de 90 graus) ou pouco abertos não permite que o quadril fique locado e, desta forma, não leva à correção da doença.

Segundo, avaliar o pescoço do bebê, pois o uso do suspensório é um fator de risco para desenvolvimento de torcicolo muscular congênito. Caso isso aconteça, está indicada fisioterapia para tratamento.

Terceiro, o tão esperado banho! Nos casos mais graves, nos quais eu preciso ficar de olho no quadril do bebê, para que não saia do lugar, damos banho aqui no consultório. Nos casos menos graves, os pais geralmente dão banho em casa, antes da consulta. Para isso, eu deixo marcas nos tirantes do suspensório, para que os pais possam tirar, dar banho e recolocar o suspensório. Fazendo a consulta logo depois, por mais que tenham errado na colocação, teremos tempo o suficiente para que eu corrija.

As consultas durante o uso do suspensório, são, assim, semanais, presenciais ou por teleconsulta. Sim! Por causa da pandemia, agora podemos fazer teleconsulta, e isso tem ajudado muito os pais, especialmente em bebês muito novos, com os quais (eu sei bem!) é uma dificuldade de sair de casa!

Veja a tabela a seguir para ajudar a entender os passos do tratamento do seu bebê:

  • Avaliação/pedido de ultrassonografia/colocação de Pavlik

Agende já a sua consulta!

Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta com o Dr. David Nordon.