Cisto sinovial
O que é?
Uma pequena bolsa de líquido que se forma a partir do tendão (cisto de bainha tendínea) ou de um defeito da articulação (cisto artrossinovial).
O que a pessoa sente?
O cisto se forma como um pequeno nódulo elástico, indolor e móvel sob a pele. No geral, associa-se a dores devido ao estresse mecânico causado ao tendão – o mesmo estresse que leva à formação do cisto leva à dor tendínea, mas um não é causa do outro.
Quer dizer que o cisto não dói?
O cisto sinovial, realmente não. Por isso é importante que um médico avalie adequadamente e identifique onde está doendo e o quê.
Como é feito o diagnóstico?
O exame clínico é bem elucidativo, mas é comum o ortopedista solicitar também uma ultrassonografia para confirmação diagnóstica e definir a que o cisto está preso.
Como é feito o tratamento?
Como os cistos voltam mesmo após a sua ressecção em uma porcentagem alta dos casos (há quem diga entre 30 e 50%), é sempre recomendado tentar um tratamento conservador inicialmente, especialmente nos casos de dor. Como ele se relaciona ao estresse mecânico dos tendões e articulações, um período de repouso (no caso de crianças, as férias são o melhor exemplo) com ou sem imobilização faz o cisto diminuir ou sumir.
Quando devo operar?
Principalmente quando o cisto é grande ou há muito incômodo pela sua presença. No entanto, é importante notar que: 1. Ficará uma cicatriz; 2. Ele pode voltar, não necessariamente no mesmo local, pois o fator causal (estresse ou defeito da cápsula articular) permanece. A cirurgia pode ser feita até mesmo com anestesia local, dependo do caso.
Ficou com alguma dúvida? Marque uma consulta ou deixe uma mensagem! (11) 5579-9090.
Um grande abraço,
Dr. David Nordon
CRM 149.764
TEOT 15.305
TEPOP 792