Frio piora dor articular?
Essa época de frio por aí, e é muito comum encontrarmos pessoas falando que suas dores pioraram. Tem muitos que falam que é lenda da vovó; outros falam que é verdade absoluta; e por fim, há aqueles que acham que é tudo frescura.
Temos sempre de lembrar que a dor é algo subjetivo, ou seja: a dor que eu sinto não é, nem nunca será, igual à sua. Portanto, se alguém fala que tem dor, seja criança, adulto ou idoso, nós temos de acreditar e compreender.
É bem observável em fraturas que a substância que recobre o osso, que se chama periósteo, conforme se recupera, forma uma espécie de neuroma, um pequeno nódulo de nervos, que é bastante sensível a mudanças de temperatura e pressão. Isso explica por que sentimos dores em fraturas antigas quando está para chover, quando esfria, e etc.
Diversos estudos mostram esta relação na artrose, associada a estes nervos da articulação e aos barorreceptores – neurônios sensíveis à pressão.
A relação entre dor articular e frio é tão antiga, que na medicina tradicional chinesa é conhecida a síndrome por invasão de vento frio – que causa exatamente estes sintomas! Pacientes que vêm de outros lugares, por exemplo, do nordeste para o sudeste do Brasil, também referem que a dor piora enquanto estão no nosso clima mais ameno.
Como evitar isso? Manter-se aquecido, usar bolas de água quente, tomar remédios para dor e… Esperar o tempo melhorar!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta!
Dr. David Gonçalves Nordon
CRM 149.764
TEOT 15.305