Por que fazer um acompanhamento com ortopedista infantil?
Acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança com um ortopedista é tão importante quanto as consultas de rotina do pediatra.
Para a maioria das pessoas, uma coisa está muito bem estabelecida: desde o nascimento até a adolescência, a criança precisa passar com o pediatra periodicamente. No comecinho da vida, com mais frequência; e, depois, progressivamente menos, até um retorno anual.
Mas, e o ortopedista? Por que seria importante que ele acompanhasse o crescimento da criança?
Existem diversas mudanças que ocorrem na criança, conforme ela cresce. Desde alterações da marcha, como da posição dos joelhos, dos pés, dos quadris… Além disso, uma avaliação periódica permite agir de forma preventiva em doenças que causam deformidades e muitas vezes passam despercebidas por meses ou anos, como, por exemplo, raquitismo, doença de Blount,displasias… A intervenção precoce nestes casos diminui a necessidade de cirurgias para o tratamento.
O ideal é a criança passar em consulta com ortopedista logo que nasce, especialmente se tiver fator de risco para alguma doença, como displasia do quadril, e, depois, anualmente, pelo menos, da mesma forma como faz com diversas outras especialidades. Isso garantirá um desenvolvimento saudável e permite agir preventivamente.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ou marque uma consulta!
(11) 5579-9090
Dr. David Gonçalves Nordon
CRM-SP 149.764
TEOT 15.305