5 Dicas para evitar dores durante a amamentação
A amamentação é uma etapa da vida da mãe e do bebê que exige muito de ambos. A posição da mãe deve ser mantida por tempo prolongado e inúmeras vezes por dia. Por isso, é muito importante tomar cuidado para evitar dores musculares.
Estas dicas certamente vão ajudá-la:
1. Escolha uma poltrona adequada: ela tem de ser firme, porém não dura, e acomodar as costas e a cabeça para poder sustentá-los nos longos períodos que passarão juntos.
2. Endireite as costas: a tendência é de jogar os ombros para frente e curvar a cervical. Controle-se! Esta postura viciosa causa muitas dores.
3. Apoie a lombar: lembre-se de que a nossa lombar faz uma curva para a frente, em vez de ficar reta ou se curvar para trás. Um travesseiro bem acomodado na lombar corrige a coluna e a posição da bacia, evitando, também, dor no sacro e cóccix.
4. Nunca fique sem apoio: amamentar sem acomodar as costas, só em situação de emergência! A curvatura será ainda mais acentuada, e depois de cinco minutos assim, não há coluna que sobreviva.
5. Acomode os braços: pois sustentar o seu peso e o do bebê requer muita força da musculatura ao redor do pescoço e na parte superior das costas. O seu requerimento constante leva a fadiga e dor – que podem durar semanas a meses.
Ficou com dúvidas? Deixe um comentário ou marque sua consulta!
Um grande abraço,
Dr. David Gonçalves Nordon
CRM 149.764
TEOT 15.305