Criança precisa usar travesseiro?
Vamos começar por: por que adultos usam travesseiro?
Quando crescemos, nossos ombros ficam mais largos do que a nossa cabeça. Com isso, ao deitarmos de lado, o pescoço é forçado para baixo, provocando dor. Para muitos é mais confortável utilizar travesseiros, embora isso não seja obrigatório para uma boa qualidade de sono.
E as crianças?
A Associação Americana de Pediatria recomenda com veemência que se evite o uso de travesseiros até os 2 anos, pelo risco de sufocamento. Até esta idade, a criança não tem controle adequado do pescoço e pode ficar presa no meio ou sob o travesseiro, sem poder respirar.
E quando sei que ela vai precisar?
Quando os ombros começarem a ficar maiores do que a cabeça, ou quando você perceber que a criança está incomodada durante o sono. Isso pode ocorrer tarde, às vezes só com oito anos!
Qual travesseiro escolher?
Indiferentemente do tipo, ele deve ser macio, porém firme. De algodão, para evitar hiperaquecimento, e sem estofamento que possa escapar e ser aspirado.
Outros cuidados de segurança:
Lembre-se: em berços, nada de objetos soltos. Aqueles penduricalhos só servem para foto; na hora de dormir, no máximo uma manta, que deve ficar sempre abaixo dos mamilos, para não cobrir a cabeça da criança. A mesma regra vale para leito compartilhado. E, ao menos nos primeiros meses, também é mais seguro compartilhar o quarto com o bebê.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou marque sua consulta!
Um grande abraço,
Dr. David Gonçalves Nordon
CRM-SP 149.764
TEOT 15.305
02/07/2023 @ 23:59
Geralmente o Dr recomenda qual marca e cm pra criança de 5anos?
29/11/2023 @ 08:03
Não tenho marca específica. O importante é ser do tamanho adequado, que depende da distância da orelha à ponta do ombro.